sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Como Lidar Com a DÚVIDA Na Vida Cristã?

É preciso reconhecer que ela requer paciência e persistência para resolvê-la e que pode ser uma experiência agonizante para qualquer pessoa. Mas quatro pontos são essenciais para que possamos defrontar com a dúvida.

Primeiro, reconheça que a dúvida nunca é um problema puramente intelectual. É preciso reconhecer que há uma dimensão espiritual para o problema. Sempre lembre-se que o inimigo te odeia e que você está envolvido numa intensa batalha espiritual como Paulo diz em sua carta aos Efésios 6:12.

Segundo, quando a duvida surge, tenha em mente a relação adequada que existe entre fé e razão. A questão é a seguinte: como sei que o que eu creio é verdadeiro? Como sei que a fé cristã é a certa? Lendo o Novo Testamento, nos obtemos a resposta para todas as nossas perguntas e elas se evidenciam pelo próprio testemunho do Espirito Santo dentro de nós. Conforme o que está escrito em Romanos 8:15-16, em Colossenses 2:2 e em 1 Tessalonicenses 1:5.

Terceiro, lembre-se da fragilidade de nossos intelectos e do nosso conhecimento limitado. Quanto mais dizemos que somos sábios, mais a gente não sabe nada. Precisamos ser humildes e estudar, pois Paulo diz que se alguém supõe conhecer alguma coisa, ainda não conhece até o ponto em que é necessário conhecer (1 Corintios 8:1-3).

Quarto, lute com as suas dúvidas até resolvê-las. O segredo do manejo da dúvida em nossa vida é não resolver cada questão, mas aprender a viver vitoriosamente com questões não resolvidas. Mas quando tiver a oportunidade, não perca tempo, tire-as da prateleira e sancione cada uma delas.

Enfim, não deixe as suas dúvidas o vencer, elas são uma das armas mais perigosas do inimigo contra a nossa vida. Trate delas, empenhe-se nelas, até que você possa vencê-las, subjugando-as. Que Deus nos dê, pelo Espirito Santo, o dom da fé para que possamos triunfar sobre as dúvidas e levar todo pensamento cativo a obediência em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário